segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

10 ferramentas gratuitas para ajudar a abrir seu negócio




10 FERRAMENTAS GRATUITAS PARA AJUDAR ABRIR SEU NEGÓCIO




Todos sabemos que as crises trazem transformações nas prioridades dos consumidores, no uso de tecnologias e na competitividade do mercado. E é exatamente por isto que semear oportunidades de inovação futura em momentos difíceis fará com que você reforce seus diferenciais competitivos e saia da crise ainda mais forte.
Pensando nisto, construímos uma lista de ferramentas que te podem te ajudar no processo de inovação e/ou na avaliação de novas oportunidades de negócios; passando pela geração de novas ideias, depois pela validação delas, até colocá-las em prática! (Clique nos links para acessar as ferramentas.)
Na geração de ideias
Muitas pessoas pensam em abrir um negócio ou começar um novo projeto, mas não sabem como chegar a uma ideia inovadora. A ferramenta Funil de Ideias te ajuda através de duas abordagens: a primeira parte da vivência do empreendedor e a segunda de uma observação de mercado.
Serve para gerar ideias e selecionar uma para iniciar o negócio.
Indicada para quem quer montar um negócio, mas ainda não sabe no que investir.
Especialistas salientam a importância da inovação para o crescimento das empresas, mas muitos empreendedores ainda sentem dificuldade na hora de estimular a criatividade. Este é o seu caso? O objetivo aqui é que, com a ferramenta, seja possível criar novas versões de um produto ou serviço, ou até mesmo gerar uma ideia totalmente diferente, que pode mudar os rumos da empresa.
Serve para guiar o empreendedor na realização de uma sessão de brainstorming com seus funcionários a respeito de novos produtos e serviços.
É útil porque torna possível direcionar e organizar a discussão de um grupo de pessoas para um resultado produtivo.
Descubra como esta ferramenta te ajuda na rotina diária, na identificação de oportunidades e no planejamento do negócio. A ferramenta Mapa Mental para Empreendedores se utiliza de uma informação central que vai trazendo uma série de outras, de forma a organizar o pensamento.
Serve para organizar pensamentos e ideias de forma ordenada, relacionada, argumentada e, principalmente, visual.
É útil porque empreendedores e seus colaboradores podem organizar, apresentar e discutir seus pensamentos e ideias a respeito de assuntos relacionados à empresa.
Na validação de ideias
A análise 360° pode ajudá-lo a verificar se sua ideia é viável ou não e guiá-lo, tanto em suas reflexões pessoais quanto em análises dos aspectos internos e externos de um negócio.
Serve para empreendedores de primeira viagem.
É útil porque capacita o empreendedor a avaliar qual das ideias tem a melhor oportunidade de negócio.
O Mapa de empatia vai te ajudar a desenvolver novos produtos e serviços de olho nas necessidades e desejos dos seus clientes. Entender o que o cliente diz, faz, vê, pensa, sente e ouve a respeito de um produto é essencial para o seu sucesso. Também é essencial saber quais são suas dores e dificuldades ao consumir o produto e o que poderia ser feito para superar suas expectativas.
Serve para definir rapidamente o perfil de um cliente ou usuário e suas necessidades, seus desejos e as aspirações a respeito de um determinado produto
É útil porque é um mapa visual que orienta a discussão e o brainstorming sobre a criação de novos produtos a partir da perspectiva do cliente.
O que exatamente seu produto ou serviço executa para um cliente? Entenda por que expandir a compreensão do empreendedor a respeito do que se vende (e do que o seu cliente está comprando) é premissa para construção de negócios sólidos.
Serve para entender com mais detalhes o que leva o consumidor a comprar, identificando concorrentes que poderiam estar ocultos para o negócio.
É útil porque contribui para que o consumidor aumente sua percepção do valor de um produto ou serviço e, consequentemente, para o crescimento das vendas.
Para colocar as ideias em prática
Planeje o seu modelo de negócios de forma simples e eficiente! O Business Model Canvas auxilia os empreendedores numa definição de modelo de negócio, assim como relaciona as informações de uma forma sistêmica, integrada e rápida.
Serve para organizações de todos os portes.
É útil porque ajuda a discutir e integrar percepções sobre a maneira como a empresa deve atuar, os elementos de cada parte e como as elas interagem para compor o negócio.
O Plano de Negócio em Pirâmide ajuda o empreendedor a enxergar o negócio como algo sistêmico, onde todas as áreas estão integradas. A ferramenta ajuda o empreendedor a formatar seu plano de negócio de acordo com um determinado objetivo.
Serve para auxiliar o empreendedor a organizar as informações da empresa, considerando o objetivo do seu plano de negócio.
Indicada para empreendedores em busca de investidores que elaboram um plano de negócio pela primeira vez.
“É muito difícil fazer o design de um produto a partir do que muitas pessoas dizem. Muitas vezes, elas não sabem o que querem até que você mostre a elas”, dizia Steve Jobs. Mas não pense que as dicas da ferramenta são apenas de produtos consagrados como o iPod, o iPhone e o iPad. Essas coordenadas são úteis exatamente por apresentar as diretrizes usadas por Jobs no tempo que a Apple era ainda uma empresa de garagem e sem investimentos vultosos em design de produtos.
Serve para negócios em fase inicial ou de pequeno porte, que atuem no desenvolvimento e na venda de produtos. Pode, eventualmente, ser adaptado para comércio e serviços.
É útil porque organiza as principais diretrizes usadas por Steve Jobs no período em que a Apple ainda era pequena e tinha recursos limitados.
Dar nome a um negócio ou produto é sempre algo trabalhoso. É raro encontrar uma empresa que não tenha tido dificuldade nessa parte. ‘Esse nome não é muito difícil?’ e ‘O que o nome significa?’ são duas questões corriqueiras. A ferramenta apresenta técnicas simples para gerar nomes e avaliar sua adequação ao negócio.
Serve para auxiliar na definição do melhor nome para um novo negócio ou produto.
É útil porque apresenta técnicas simples para a geração e seleção de nomes.
(Fonte: Revista Exame / Créditos: Endevor)

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